As melhores dicas de luminárias para a sala de estar

A sala de uma residência costuma ser o ambiente de maior integração familiar, onde ocorrem diversas atividades como: receber visitas, assistir à televisão, momentos sociais entre os membros da casa, um cochilo ou uma breve refeição no sofá, uma conversa ao telefone, a leitura de um livro, o uso do computador, entre muitos outros. Existem diferentes tipos de luminárias que podem ser associados à decoração e mobílias existentes. Nesse artigo sugerimos 5 modelos que se integram bem a esse tipo de ambiente: lustres, pendentes, plafons e abajures de mesa e de chão.

LUSTRES

Os lustres são indicados para ambientes mais clássicos e amplos. Com seus braços e pedrarias, traduzem a arte de receber com elegância e delicadeza. Se a decoração de sua sala de estar tem tendências mais elegantes, se o estilo predominante é mais clássico, Lustres são a opção mais indicada.

5_luminarias_para_sala_01_lustre

Sala de estar com Lustre em tecido e cristais. Fonte: Premier Iluminação

PENDENTES

No modelo temos ampla variedade de materiais e acabamentos perfeitos para tornar o ambiente descontraído e moderno. O mercado oferece diversos modelos que agradam diferentes gostos, que transitam dos fios coloridos até opções metalizadas com vidro e cristais, observe a imagem abaixo.

5_luminarias_para_sala_02_pendente

Ambiente composto com trio de pendentes na sala de estar. Fonte: Premier Iluminação.

PLAFONS

Os plafons são opções mais compactas de iluminação, porém não perdem em estilo e beleza. São perfeitos para sala de estar: modernos e cheios de estilo. Por serem menores, não obstruem a visão, sendo freqüentemente utilizados em ambientes com pé direito baixo. Quando possuem tecido em sua estrutura, trazem um toque aconchegante e fino, quando possuem cristais, transmitem elegância clássica.

5_luminarias_para_sala_03_plafon

Plafon compondo a decoração da sala de estar. Fonte: Premier Iluminação.

ABAJURES DE MESA

Os abajures para sala entram tanto como objeto decorativo como iluminação. Já na lateral da cama ou escritório tem papel fundamental para leitura. O mercado oferece hoje desde o abajur mini, aquele que auxilia sua iluminação em espaços muito pequenos até as peças de cerâmica ou acrílico em tamanhos maiores. O ideal é o cliente procurar combinar a cor ou o material do abajur com o estilo da decoração. Abaixo colocamos algumas sugestões de ambientes onde o abajur tem papel fundamental tanto pelo papel decorativo como por sua utilidade.

5_luminarias_para_sala_04_abajur_mesa

Uso de abajur de mesa grande na sala de estar. Fonte: Premier Iluminação

5_luminarias_para_sala_05_luminária_mesa

Abajur de mesa, decorativo e funcional. Fonte: Premier Iluminação.

COLUNAS DE CHÃO

As colunas de piso valorizam os espaços e cantos, oferecendo luz direta, ou indireta, dependendo do modelo. Para quem busca aliar um toque de decoração com cores e formas variadas e ao mesmo tempo iluminar. Existem modelos onde a luz pode ser direcionada, ideal para leitura ou com luz indireta como ponto auxiliar na iluminação.

Atualmente a linha de piso vem crescendo no Brasil, o cliente pode escolher em um a ampla gama de cores e modelos, desde o estilo vintage que está em alta até mesmo o clássico preto com luz indireta, conforme as idéias em ambientes abaixo.

5_luminarias_para_sala_07_abajur_chao_02

Abajur de chão clássico utilizado na sala de estar. Fonte: Premier Iluminação.

5_luminarias_para_sala_06_luminaria_chao

Abajur de chão proporcionando iluminação indireta. Fonte: Premier Iluminação

 

O importante na escolha da iluminação para sua sala é pensar na sua necessidade baseada no seu uso do ambiente; no espaço que você dispõe em sua casa, na sua mobília e decoração; e principalmente, em escolher itens que não invadirão a sua paisagem cotidiana mas sim, a tornarão mais bela e te deixarão mais feliz e satisfeito.

 

Imagem destaque: Abajur de chão com duas cúpulas direcionáveis em tecido. Fonte: Premier Iluminação.

Related Post

Você também pode se interessar por

Escreva uma Resposta