Decorar espaços pequenos exige uma boa dose de criatividade e de objetos versáteis e multifuncionais. Afinal, essa é uma tarefa um tanto quanto complicada, e não é qualquer móvel, iluminação e eletrodoméstico que será capaz de valorizar esses ambientes.

Mas, com um bom planejamento e algumas boas ideias, o seu apartamento pode ficar fantástico! Continue a leitura, e confira dez objetos versáteis para decorar espaços pequenos, que você pode encontrar facilmente e vão te ajudar a ter uma atmosfera harmoniosa e que combina perfeitamente com o seu estilo.

1 – Canaletas

Uma ideia muito bacana é verticalizar a decoração. Para isso, invista em prateleiras altas e aproveite a parte superior da sua parede para criar espaços para colocar livros, plantas ou quadros.

Super dica: Canaletas nas paredes podem ser opções super práticas para colocar quadros e placas na parede. As Canaletas são produzidas em PVC nas cores cinza, creme, preta, azul ou azul petróleo; as barras têm medidas de dois ou quatro metros, e você pode usar o tamanho que quiser!

2 – Cadeiras diferentes

As cadeiras de jantar da sala precisam ser todas iguais? Claroque não! Você pode escolher uma cadeira de cada tipo e criar ambientes super estilosos e descolados.

Experimente garimpar peças que tenham a ver com a sua personalidade, para fazer um jogo único e moderno. Aliás, essa é uma dica que está super em alta. Aproveite para customizar algumas cadeiras e liberar o seu artista interior. Se der certo, ótimo, se não, essa será uma ótima história para contar depois!

decorar espaços pequenos

3 – Pendentes

Você quer versatilidade? Então aposte em pendentes! Eles ficam lindos em salas e cozinhas e são simplesmente maravilhosos compondo decorações para lá de charmosas nos quartos.

Uma dica muito legal é usar dois pendentes, um de cada lado da cama, para criar um clima aconchegante e, de quebra, ganhar uma luz a mais para fazer leituras noturnas. O legal dessa ideia é que você libera o espaço do criado mudo, fazendo com que ele fique mais funcional. A mesma regra vale para cozinhas!

decorar espaços pequenos

4 – Parede lousa

A parede lousa saiu da sala de aula e invadiu a decoração de casas e apartamentos como item de decoração criativo e original. Com a tinta correta – acrílico fosco – você pode criar paredes com cores diferentes para desenhar, escrever, criar listas e depois limpar e começar de novo. Crianças e adultos vão adorar rabiscar essa parede!

O importante é lembrar que essa parede precisa ter um acabamento perfeito, pois, caso contrário, o efeito pode ser bem diferente daquele planejado, e você pode acabar com uma parede suja ou manchada.

5 – Abajur

Os abajures são simplesmente perfeitos para decorar espaços pequenos. Com vários estilos e modelos, eles vão da sala de estar ao quarto esbanjando atitude e versatilidade.

Para decorar espaços pequenos e intimistas, invista em itens de iluminação indireta, como os abajures com cúpula de tecido. Já espaços modernos podem exigir peças mais extravagantes – os modelos coloridos são insuperáveis nesse quesito.

decorar espaços pequenos

Super dica: você pode incluir dois tipos distintos de abajur no mesmo espaço, criando uma simetria que pode ser ampliada com tapetes, esculturas e quadros e tornando a sua decoração alternativa e descolada.

6 – Quadros e placas decorativas

Quadros e placas decorativas podem ser aliados extraordinários na hora de compor ambientes e decorar espaços pequenos. Eles contam a história dos moradores da casa, enfatizam gostos pessoais e servem como itens de inspiração.

Eleja os seus prediletos, coloque-os no chão e faça uma montagem. A ideia é ver como eles irão ficar na parede antes de sair batendo o martelo, literalmente.

7- Espelhos

Os espelhos são itens absolutamente indispensáveis para decorar espaços pequenos. Eles são responsáveis por causar ilusões de óptica e dão a impressão de ambientes mais amplos e claros.

Esse acessório cai bem em vários ambientes, e existem inúmeras formas de usá-lo, como na entrada, sala de jantar, corredores e, é claro, em quartos e banheiros.

8- Móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são aqueles que são fabricados pensando no melhor aproveitamento do seu espaço. Alguns exemplos de móveis que seguem esse padrão e oferecem mais harmonia no momento de decorar espaços pequenos são as estantes, que também funcionam como mesas; os kits de cozinha embutidos; a mesa de centro com gavetas; mesas dobráveis e os armários divisores de espaço.

Além desses, existem outros móveis que podem contribuir para a organização e praticidade da sua casa ou apartamento e ainda embelezar o seu espaço. Vale a pena pesquisar um pouco.

9 – Cabideiros de parede

Os cabideiros tornaram-se itens de decoração, e podem transformar aquele seu cantinho sem graça em um espaço super descolado. São vários formatos com opções versáteis e criativas para decorar ambientes menores. Eles servem para pendurar roupas, objetos de decoração ou até mesmo uma luminária de grampo, que, diga-se de passagem, fica muito estiloso.

A vantagem desse item de decoração é que existem numerosos tipos, modelos, cores e materiais que te dão liberdade para compor espaços conforme o seu estilo. Um ambiente mais rústico combina perfeitamente com cabideiros de madeira. Em áreas mais modernas, um cabideiro de metal é a melhor opção.

10 – Adesivos de parede

Os adesivos de parede são as escolhas ideais para quem pretende decorar espaços pequenos, gastando pouco ou quase nada. Redescoberto por decoradores nos últimos anos, eles podem modernizar os espaços e deixá-los com a sua cara.

Existem no mercado adesivos de parede com temáticas infantis, florais, minimalistas, tropicais, geométricos, 3D, etc. Uma verdadeira infinidade de opções para você surpreender na decoração da sua casa ou apartamento!

Agora que você já conferiu essas dicas de objetos para decorar espaços pequenos, que tal conferir as opções de iluminação da Lamp Show?
Lamp Show

Você também pode se interessar por

Escreva uma Resposta