Ter um lugar para trabalhar ou estudar é o desejo de muitas pessoas. Quem tem ou pretende ter um home office pequeno sabe bem o trabalho que dá para montar e decorá-lo. Afinal, alinhar beleza e praticidade a uma área reduzida pode ser um desafio daqueles.

A falta de espaço e as plantas cada vez menores dos imóveis nas grandes cidades podem fazer com que este desejo desencadeie uma complicada relação entre proporção, beleza e utilidade.

Pensando nestas questões, vamos trazer neste post dez dicas infalíveis para decorar um home office pequeno, que irão dar um show de praticidade e transformar o seu local de trabalho ou estudo.

1 – Harmonize a paleta de cores

Se você está montando um home office em um espaço pequeno tente harmonizar ao máximo as cores dos móveis com o ambiente. Crie um padrão com o qual você se identifique, afinal, serão horas preciosas passadas neste espaço.

Cores claras em degradê dão um ar de tranquilidade e organização. Cores vibrantes e intensas proporcionam ao cômodo energia, motivação e força.

2 – Contraste com objetos

O contraste com objetos é uma das melhores formas para transformar um home office pequeno. Você pode, inclusive, usar peças com cores diferentes, que se destaquem no ambiente, trazendo leituras modernas, românticas ou retrô para a decoração do seu espaço. Um cômodo romântico pede objetos com cores claras como o rosa ou lilás, já os retrôs podem incluir peças marsala, vermelho, amarelo, entre outras.

A ideia é modernidade? Então ostente objetos P&B, com certeza eles trarão o efeito clean desejado. A regra é parecida com a da paleta de cores, usando as cores dos objetos para trazer simetria ao projeto.

3 – Valorize o ambiente com espelhos

O espelho é um dos itens coringas de decoração. Seu uso ajuda a ampliar o ambiente, trazendo mais profundidade aos espaços. Além disto, os espelhos refletem a luz natural ou artificial, criando novos pontos de luz e aumentando a iluminação geral do cômodo.

4 – Invista em personalização

Até mesmo um home office pequeno deve refletir a sua personalidade e a sua essência, por assim dizer. Afinal, é lá que você passará boa parte do seu tempo, seja trabalhando ou estudando. Então, dê o seu toque pessoal.

Invista em objetos que inspirem sua criatividade e raciocínio. Quadros, placas, action-figures, mini suculentas e luminárias de mesa podem transformar seu espaço.

home office pequeno

5- Caixas e estantes

Estantes verticais, organizadores de colmeia, gaveteiros e porta trecos podem ser aliados na decoração quando o assunto é home office pequeno. Utilize as áreas disponíveis com criatividade. Lembre-se que pequenos ambientes pedem organização extra!

Se você tem um espaço embaixo da mesa, transforme-o em um gaveteiro. Uma dica de decoração que tem ganhado muitos adeptos são os baús multiuso. Além de darem um toque charmoso, eles ainda servem para guardar boa parte do material do escritório que você não deseja deixar à mostra.

6 – A escolha da cadeira

Você pode não ter percebido ainda, mas a cadeira é também um item de decoração. A escolha do assento deve levar em conta o conforto, utilidade e a elegância da peça.

Muitas vezes o home office fica a vista no corredor, na sala ou na varanda. Então, investir em uma cadeira que harmonize com o espaço é essencial.

decoracao-home-office

7 – A mesa

Um home office pequeno pode ser alojado em vários cômodos de sua casa ou apartamento, e uma dica infalível para que a decoração deste local seja primorosa é o equilíbrio entre a mesa e o espaço.

Mesas sob medida, de vidro, marcenaria, madeira de construção ou acrílico. Existem várias opções no mercado. Procure uma que esteja de acordo com suas necessidades e com o local que pretende montar. Não se esqueça de conferir as medidas do seu espaço de trabalho para que o mobiliário escolhido fique perfeito.

8 – Camuflagens para fios

Uma dica essencial para quem desejar decorar com perfeição um home office pequeno é a camuflagem dos fios. Você não quer um emaranhado de fios acabando com a estética do ambiente, não é mesmo?

Em um mundo ideal, todos os aparelhos seriam wireless e você não precisaria se preocupar com os fios. Mas, não sendo assim, busque alternativas para camuflá-los. Fitas dupla face, cantoneiras, ganchos, caixas, gavetas ou artes com skylines são ótimas opções para integrar os fios na decoração.

9 – Luz natural na medida

Iluminar um ambiente de trabalho ou estudos corretamente é essencial para determinar um bom uso do espaço. Porém, é necessário atentar-se a alguns detalhes, como a exposição solar.

Sempre que possível evite posicionar sua mesa de frente para uma janela. O contato direto do sol nos equipamentos pode danificá-los com a passagem do tempo. Se não tiver outra forma, coloque uma cortina para criar um foco de luz indireta.

O ideal é que o seu home office receba o máximo possível de luz natural, de forma difusa. Você vai ver um pouco mais sobre isso no próximo item!

10 – Invista na iluminação

A iluminação adequada do ambiente de trabalho evita problemas relacionados com o cansaço visual, dores de cabeça e náuseas, por exemplo. Como este é um item multifuncional, pois além de decorativo tem influência direta em seu rendimento, vale a pena ter um cuidado extra.

Planejamento é a palavra-chave neste momento. Você pode investir em uma luminária de mesa ou de piso, tudo vai depender do tamanho da área que você tem disponível.

As luminárias de mesa de luz direta são excelentes opções para estes ambientes, pois oferecerem uma luz focada que auxilia o desempenho durante os longos períodos de trabalho. Já as luminárias de chão, além de delimitar o foco da luz, criam pontos de iluminação e agregam a decoração do ambiente de uma forma única e especial.

Depois de ler estas dez dicas para decorar um home office pequeno, você já está preparado para embelezar o seu cômodo e torná-lo mais funcional. Mas, lembre-se: a escolha da luminária deve levar em conta o estilo pessoal, o valor de cada item e ir de acordo com o espaço disponível. Quer mais dicas sobre como iluminar seu escritório? Clique aqui!

Related Post

Você também pode se interessar por

Escreva uma Resposta