A iluminação é um dos itens mais importantes para a decoração da sua casa. Através de diferentes tipos de luminárias, você pode criar espaços charmosos, elegantes e aconchegantes.

Mas você sabe quais são os tipos de luminárias e quais as indicações de uso de cada um deles? São muitas as opções, e algumas podem causar verdadeiras transformações nos ambientes. Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto!

Luminária de teto

As luminárias de teto são provavelmente um dos tipos de luminárias mais conhecidos e usados em casas. Elas cumprem com primor o seu papel essencial: o de iluminar. Mas podem também trazer charme e beleza aos mais diversos ambientes com suas diferentes formas e formatos.

Os Lustres, Pendentes, Paflon e Pendentes de fio colorido são alguns exemplos. Pode até parecer estranho, mas depois das explicações você vai ver que sabe exatamente do que estamos falando!

Lustres: você provavelmente já viu e ficou maravilhado com um lindíssimo lustre por aí. Suspensos e com vários estilos, estes objetos figuram na lista de desejo de donas de casa, decoradores, arquitetos e responsáveis por reformas em casas. E não é por menos, afinal, um belo lustre pode mudar totalmente um ambiente, deixando a decoração mais fluida e bonita.

Pendentes: casas modernas com aquela pegada cool ficam perfeitas com esta iluminação. A ideia é usar os pendentes como focos pontuais de luz. Sabe aquela luminária que cria um ponto de luz e jogo de sombras? É exatamente disso que estamos falando! E esta é só uma das opções de cenários possíveis com os pendentes. Com um pouco de imaginação, e alguns objetos, você pode transformar sua casa.

Paflon: discretas e charmosas, estas luminárias são colocadas rente ao teto, e oferecem iluminação direta ou indireta. Elas podem ser básicas e funcionais ou ornamentados e elegantes. Tanto as peças de tecido quanto as de cristal são peças chave para a criação de espaços atraentes e harmoniosos.

Pendentes de fio colorido: ambientes despojados e contemporâneos ganham um toque a mais com estes tipos de luminárias. A dica é combinar a cor da luminária com outro item da decoração que você já tenha. Ou, então, criar um cômodo atraente com um único ponto de cor. Que tal colocar um pouco de vida na sua sala com esta iluminação?

Luminárias de mesa

As luminárias de mesa são ótimas opções para home offices, salas de estudo e para dar aquele toque especial às salas de estar. A vantagem é que estes tipos de luminárias ocupam pouco espaço e ainda distribuem pontos de luz no ambiente, deixando o clima super aconchegante.

Existem basicamente dois tipos de luminária de mesa: as que emitem luz direta e as que espalham a luz de forma suave pelo ambiente.

tipos de iluminação

Abajur: são luminárias que emitem luz indireta. Elas podem, inclusive, substituir as luzes de teto. Com a vantagem de trazerem profundidade aos ambientes, deixando os cômodos mais românticos e inspiradores.

A cúpula pode ser composta por diversos materiais: tecido, fibra, metal e plástico. Cores marcantes e alegres nesta peça irão fazer sua casa ganhar um visual mais divertido e arrojado.

Luminárias de mesa de luz direta: esta iluminação é aconselhada para locais que exijam concentração, como bancadas de trabalho, desenho, costura e estudo. Por oferecer luz focada, ela tende também a diminuir dores de cabeças e náuseas, que geralmente acompanham os longos períodos de leitura e concentração.

Luminárias de chão

As luminárias de chão são peças que ajudam a compor cenários urbanos, descolados e cativantes. O truque é definir o modelo e cor de acordo com a disposição de móveis e objetos de decoração. Assim será fácil você harmonizar o espaço e criar focos de luz.

Agora que você já conhece um pouco sobre os tipos de luminárias, está na hora de escolher o modelo ideal para sua casa. Lembrando que tudo irá depender do seu estilo e também da fase da decoração em que você está. Clique no banner e descubra modelos de luminárias que além de ficarem lindos em seu ambiente ainda cabem perfeitamente no seu bolso!

tipos de iluminação

Você também pode se interessar por

Escreva uma Resposta